Marketing para autopeças: saiba como fazer.

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O setor de autopeças é essencial para o funcionamento e manutenção de carros, motos, caminhões e demais automóveis. Devido à crise econômica que o Brasil vem enfrentando, comprar carros novos está cada vez mais difícil e o setor de vendas de peças teve um aumento de 9,23%, em 2018, segundo pesquisa do Sindipeças.

Para que o seu varejo acompanhe este crescimento, o marketing para autopeças é fundamental. Segundo o estudo do Sindipeças, o crescimento acumulado no biênio 2017-2018 totalizou 42,7%, com boas perspectivas de crescimento para 2019.

Para te ajudar a se destacar nesse setor em desenvolvimento, trazemos 5 dicas de marketing para autopeças que vão alavancar o seu negócio!

História e importância do mercado de autopeças

Antes de conhecer algumas estratégias de marketing para autopeças, vamos entender mais sobre a história desse mercado em expansão. A venda de autopeças surge em conjunto com o desenvolvimento da indústria automobilística, em meados do século XIX.

À medida em que a frota de novos veículos passava a ganhar as ruas, surgiu a necessidade de reposição de componentes, para atender os proprietários em casos de defeitos mecânicos.

Nesse sentido, as empresas de autopeças passaram a ter um papel de destaque no mercado, especialmente, na Europa e nos Estados Unidos, onde houve um amplo desenvolvimento da indústria de automóveis.

Hoje em dia, a indústria de autopeças não trabalha somente com a reposição de componentes. Muitas empresas também realizam revisões dos carros, obtenção de documentos, realização de laudo de vistoria veicular, entre outros serviços. Ou seja, o segmento se reestruturou e, assim, se coloca como grande representante do comércio varejista.

5 dicas de marketing para autopeças

O sucesso e o crescimento das empresas de autopeças estão associados com o investimento em novos serviços, mas também em outras vantagens competitivas. O planejamento estratégico em marketing, por exemplo, é fundamental para estreitar a relação com os consumidores.

Assim, em um mercado cada vez mais amplo e de grande competitividade, os varejos precisam desenvolver ações para colocar seus produtos em destaque, fidelizar clientes e alcançar novos públicos.

Vale dizer que o cliente hoje também está mais criterioso, ou seja, ele busca informações sobre as empresas e produtos que pretende adquirir com cautela. Por isso, é importante que o setor de autopeças veja que as relações com o seu público devem ser aprofundadas, indo muito além do atendimento e da qualidade das mercadorias.

Vamos conhecer então algumas dicas de marketing para autopeças que vão ajudar o seu varejo a se destacar!

1) Investigar o perfil do seu cliente

Antes de qualquer investimento em marketing, é importante identificar quem são os clientes e suas preferências e necessidades. Ou seja, as empresas devem utilizar um banco de dados que aponte o perfil médio de seu público, com as suas principais características (faixa etária, gênero, classe social, hobbies, modelos de carros, principais serviços e/ou produtos requisitados, entre outros).

Com essas informações, você traça a persona do seu cliente e entende melhor o que o seu varejo pode oferecer a ele. Assim, é possível pensar em estratégias direcionadas, com maiores chances de fidelização do público.

2) Desenvolva um programa de fidelidade

Os programas de fidelidade são estratégias efetivas de marketing para autopeças que buscam surpreender e agradar os consumidores. Esses programas são realizados por meio de campanhas direcionadas de acordo com o perfil médio do cliente.

Uma maneira eficiente de desenvolver um programa de fidelidade é oferecer bonificações, que podem incluir, como garantia estendida para alguns produtos. Outra estratégia interessante, é oferecer brindes aos clientes. Por exemplo, uma campanha de marketing para o setor de autopeças pode oferecer decalque do chassi grátis, para os consumidores que realizarem o procedimento no motor.

3) Faça marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento consiste em um conjunto de ações tomadas pela empresa, com o objetivo de criar e manter um relacionamento positivo com os clientes. Assim, a relação de proximidade é reforçada, para garantir a fidelização do cliente.

O êxito no marketing de relacionamento está quando os clientes se referem aos produtos e serviços da empresa de forma positiva, destacando a importância e as vantagens do seu negócio. Assim, os seus clientes serão também divulgadores do seu serviço.

4) Vender em marketplace

As vendas por e-commerce e marketplace crescem cada dia mais. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2019, o faturamento do varejo digital girou em torno de 80 bilhões, 16% a mais que em 2018. Outros dados mostram que 36% dos consumidores preferem começar sua pesquisa de compra na web.

No caso do setor de autopeças, oferecer seus produtos em um marketplace pode ser uma ótima estratégia para vender seus produtos e abrir um canal virtual de aproximação com seu cliente sem precisar se preocupar com a criação e gerenciamento de uma plataforma própria. Leia mais sobre as vantagens dos marketplaces.

Outra estratégia interessante vinculada ao mundo virtual é o marketing digital para autopeças. Se você quer saber mais sobre esse tema.

5) Investir em um ERP

ERP é um software de gestão empresarial que integra todas as áreas de um negócio. O sistema centraliza as atividades diárias de uma empresa como faturamento, balanço contábil, compras, fluxo de caixa, apuração de impostos, administração de pessoal, entre outros.

Investir em um sistema de gestão como o ERP ajuda o varejista a otimizar os processos. Sem esta ferramenta, que reúne todas informações da sua empresa em um único lugar,  fica difícil realizar o controle das atividades. Principalmente se você está pensando em entrar para o mundo das vendas virtuais.

Fonte: Nérus

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