Simples Nacional: Entenda o funcionamento das rotinas contábeis
Conheça algumas rotinas contábeis do Simples Nacional e entenda como elas funcionam. Leia este artigo e se atualize!
O Simples Nacional tem a intenção de ajudar as empresas no seu crescimento, às rotinas nos Simples Nacional tem a intenção de serem mais práticas, porém, algumas partes ainda podem ser complexas.
No Simples Nacional os impostos são recolhidos por meio do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), uma guia única mensal. Mas as empresas desse regime tributário ainda têm outras obrigações a cumprir.
Mesmo que o Simples Nacional seja mais prático que os outros regimes tributários, existem outras obrigações para as empresas desse regime, então é fundamental conhecer as rotinas contábeis do Simples Nacional.
Procure um contador para cuidar das rotinas contábeis da sua empresa, não tente fazer tudo sozinho.
Hoje nós vamos te informar um pouco mais sobre as rotinas contábeis, leia este artigo e conheça algumas rotinas contábeis no Simples Nacional.
Rotinas Contábeis no Simples Nacional
As rotinas contábeis no Simples Nacional tem o objetivo de facilitar o funcionamento das empresas, principalmente para as empresas que estão em crescimento.
Mesmo que o Simples Nacional seja um regime tributário simplificado e o recolhimento dos tributos seja feito por meio de uma guia única (o que diminui muito a burocracia), ainda existem obrigações contábeis e fiscais que devem ser cumpridas.
Prestar atenção nas rotinas contábeis evita atrasos nas entregas das suas obrigações, o que consequentemente vai evitar que a sua empresa seja multada e tenha problemas maiores.
A organização é fundamental para manter a sua empresa em dia com as suas obrigações.
4 rotinas contábeis do Simples Nacional
Se você tem uma empresa que pertence ao Simples Nacional nós vamos te ajudar a se planejar. Confira seguir 4 rotinas do Simples Nacional:
- eSocial
O eSocial tem o objetivo de simplificar o modelo de registro e acesso às informações dos colaboradores de uma empresa, as empresa do Simples Nacional devem fazer o registro das seguintes informações pelo eSocial:
- Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Comunicado de dispensa (Se houver);
- Folha de pagamento (Referente ao mês);
- Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
- Guia da Previdência Social (GPS);
- Livro de registro de empregados (LRE);
- Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANAD);
- Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
- Escrituração Fiscal e Contábil
Quase todas as empresas optantes pelo Simples Nacional deverão fazer o acompanhamento da sua empresa por meio dessas escriturações.
As rotinas são feitas por meio de livros e nós vamos te apresentar quais são eles, confira os livros que integram a escrituração fiscal e contábil do Simples Nacional a seguir:
- Livro Registro de Inventário;
- Livro de Serviços Prestados e Tomados;
- Livro Caixa;
- Livro Registro de Entradas.
- DAS
Uma das principais rotinas do Simples Nacional é realizar a emissão e o pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), essa guia faz o recolhimento de todos os tributos das empresas do simples nacional de forma simplificada.
- Declarações
As empresas do Simples Nacional devem realizar o envio de declarações anuais e mensais, essas declarações são fundamentais para as empresas do Simples Nacional e nós vamos te apresentar quais são elas:
Declarações Anuais:
- Declaração do Imposto de Renda (DIRF);
- Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS).
Declarações Mensais:
- Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb);
- Declaração Eletrônica de Serviços (DES).
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!