Simples Nacional ou Lucro Presumido, saiba qual é o melhor regime tributário para a sua empresa. Se informe!
Uma empresa deve definir com responsabilidade qual regime tributário ela vai escolher, regimes de tributação como o Lucro Presumido e o Simples Nacional definem a saúde financeira de uma empresa.
Um regime de tributação é o que vai definir quanto uma empresa pagará de tributo, é necessário realizar um planejamento tributário para escolher bem qual regime de tributação é o mais interessante para o seu empreendimento.
Veja a seguir qual é a melhor escolha a se fazer, Lucro Presumido ou Simples Nacional? Nós vamos te ajudar a decidir qual o melhor regime tributário para sua empresa!
Regime de tributação, o que é isso?
Um regime tributário é um conjunto de leis que determinam quais tributos serão pagos ao Governo, esse sistema controla os impostos que cada empresa terá que pagar, de acordo com a sua receita.
Ao abrir uma empresa, a escolha do regime tributário é uma das decisões mais importantes. Afinal, os processos contábeis e fiscais, incluindo obrigações, são definidos pelo regime de tributação da empresa.
Então, escolha com atenção, pois uma escolha errada pode atrapalhar muito o crescimento financeiro da sua empresa.
Lucros Presumido e Simples Nacional, quais são as diferenças?
Já destacamos a importância da escolha do regime tributário para uma empresa, agora veja a seguir as diferenças entre o Lucro Presumido e o Simples Nacional:
- Simples Nacional
O Simples Nacional é um regime tributário simplificado focado em empresas de pequeno porte (EPP) e Microempresas (ME), nesse regime os tributos são unificados, tributos de competência da União, estados, Distrito Federal e municípios são cobrados em um só guia de pagamento.
Para uma empresa se enquadrar no Simples Nacional é preciso ter um faturamento bruto anual de no máximo R$ 4.800.000,00 e ter um ramo de atividade permitido pelo regime.
AS Principais vantagens:
- Regularização facilitada;
- Recolhimento de tributos simplificado;
- Menos custos trabalhistas.
As Principais desvantagens:
- Sublimite para o ISS e ICMS;
- Limite de faturamento;
- Não há direito de creditar tributos.
- Lucro Presumido
No regime tributário do Lucro Presumido, o lucro da sua empresa é presumido com base no faturamento e nas alíquotas, as alíquotas de IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) E CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) incidem sobre uma margem pré-definida, que vai variar de acordo com a atividade da sua empresa.
As empresas que são enquadradas no Lucro Presumido podem ter no máximo 78 milhões de reais de receita bruta anual.
A base de cálculo pode variar de 1,8% a 32% do valor da receita bruta, então, não é necessário apresentar todos os lucros, já que o cálculo é feito com base em uma estimativa.
Quase todas as empresas podem ser enquadradas nesse regime tributário, menos as empresas de alguns ramos específicos.
As principais vantagens:
- Obrigações acessórias para o Fisco são reduzidas;
- As alíquotas são pré-fixas;
- Tributos recolhidos trimestralmente.
As principais desvantagens:
- A empresa não poderá utilizar os abatimentos de créditos dos tributos;
- Se o lucro for menor que o presumido, a empresa terá que pagar mais impostos;
- A distribuição de lucro entre os sócios é complexa.
Qual regime tributário escolher?
Utilize como base as informações que nós te apresentamos e tome a sua decisão, mas não deixe de buscar ajuda profissional e realizar um planejamento tributário.
Afinal, é um bom planejamento tributário que vai indicar qual o melhor regime tributário para sua empresa.
Fonte: Jornal Contábil
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!