Gestor de autopeças, você sabe a importância de ter conhecimento técnico sobre seus produtos?

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A tecnologia cada vez mais avançada presente nos carros e nos componentes automotivos exige dos profissionais de venda amplo conhecimento técnico dos produtos que comercializam.

Aplicação e funcionalidade são atributos que fazem parte do conhecimento técnico dos produtos

Mas no dia a dia, o que significa conhecer tecnicamente um produto? O Alam Kemps, balconista no grupo Lira, do Maranhão, explica.

“Conhecer tecnicamente um produto é saber, basicamente, como ele é aplicado no veículo, qual é a funcionalidade daquele item no carro, qual será a importância dele na aplicação. A importância de o vendedor conhecer tecnicamente o produto em seu dia a dia é que às vezes ele se depara com clientes que não sabem onde o produto vai ser aplicado e qual é sua função. E o vendedor, sabendo todas as especificações e a função daquela peça em questão, vai ter facilidade maior de explicar para o cliente, o cliente vai ficar satisfeito e, automaticamente, vai adquirir aquele produto Nakata conosco”.

Catálogos sempre em mãos ajudam vendedor a adquirir o conhecimento técnico dos produtos

Em razão da variedade de modelos na frota que circula hoje pelo Brasil, é importante ter em mãos sempre material técnico de apoio para ajudar na orientação aos clientes. É o que faz o Danilo, representante comercial da Sama em Vitória da Conquista, na Bahia.

“Cada veículo tem o seu produto específico. A gente tem que saber sobre as medidas, tamanhos e em que carro será aplicado aquele componente. Geralmente utilizamos muito os catálogos eletrônicos, que têm todas as informações necessárias. E isso facilita muito a nossa vida”.

Conhecimento técnico dos produtos se aprimora com cursos e treinamentos

Para se manter atualizado, o aprimoramento precisa ser constante. Mas qual é o melhor caminho para ampliar o conhecimento técnico sobre os produtos comercializados no mercado?

O Divino, televendas do varejo Autobitts, de Belo Horizonte, Minas Gerais, está sempre atendo aos cursos e treinamentos oferecidos por parceiros como a Nakata. Ele conta como adquiriu o conhecimento técnico que tem hoje:

“Através dos fabricante dando palestras pra gente e também com o tempo de trabalho que eu tenho na Autobitts. A Autobitts se preocupa com seus clientes para melhor atende-los e está sempre procurando capacitar os colaboradores. Periodicamente mantém contato com os fabricantes para trazer representantes das fábricas para capacitar os profissionais. Eu consigo orientar os clientes pelo meu conhecimento indicando bons produtos que não causarão problemas pra eles”.

Se liga nas dicas para aprimorar seu conhecimento técnico dos produtos vendidos

1 – Acompanhe o calendário de cursos e treinamentos do mercado. A Nakata oferece diversas opções para aprimorar o seu conhecimento técnico. Não perca.

2 – Fique atento às novidades apresentadas pelos fornecedores e procure se aprofundar sobre as mudanças tecnológicas que elas trazem e o como essa evolução impacta seu trabalho.

3 – Na hora de transmitir uma informação técnica, tenha sempre em mãos os catálogos dos fabricantes para oferecer aos clientes as especificações dos produtos com total precisão.

Fonte: DPK

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