Tecnologias que vão ajudar você a gerir seu restaurante com mais eficiência

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A tecnologia, a seu modo, está trazendo inovação para todos os setores do mercado. Com a gestão de restaurantes não seria diferente.

No cenário moderno, caracterizado pela acessibilidade que o consumidor tem a produtos e serviços, ficar esperando longos minutos em uma fila não é mais uma opção viável.

Dessa forma, as principais tecnologias voltadas para a gestão de restaurantes visam otimizar o processo de atendimento, levando cada vez mais praticidade para os clientes.

Assim como também vem acontecendo com os outros setores, há uma preocupação crescente em tornar a experiência do consumidor ainda mais única e marcante. As diversas ferramentas que surgem para o setor também envolvem essa perspectiva.

Neste artigo vamos mostrar as principais tecnologias aplicadas na gestão de restaurantes com objetivo de tornar o atendimento mais atrativo e otimizado.

Continue lendo para conferir a lista!

Importância da tecnologia em restaurantes

Estamos passando pela transformação digital e, se a ideia de usar a tecnologia na gestão de restaurantes parece estranha, é porque você ainda não entendeu a necessidade de se adaptar a esse processo.

Ficar de fora dessas modernidades significa deixar de valorizar o consumidor. Afinal, o perfil do público está mudando e as empresas que não acompanham esse comportamento acabarão sendo esquecidas.

É um processo evolutivo natural que o mercado está passando, conforme a tecnologia assume diferentes papéis em cada setor. O fato é que, independentemente do nível dessa importância, ela existe e não pode ser ignorada.

Por outro lado, isso não significa que a gestão de restaurantes precisa se preocupar em automatizar todos os procedimentos internos da noite para o dia. Com algumas práticas simples, que podem ser implementadas ao longo do tempo, já é possível tornar seu negócio mais digital e moderno.

7 tecnologias para gestão de restaurantes

Como dito anteriormente, as novas tecnologias apontadas aqui são essenciais para tornar seu negócio mais moderno, otimizado e atrativo.

Apesar de exigirem investimento e dedicação inicial para se adaptar, veremos ao longo da lista que os benefícios dessas ferramentas são muito relevantes.

1. Aplicativos de delivery

Sem dúvidas, o primeiro item dessa lista não poderia deixar de ser os aplicativos de delivery. Afinal, essa é uma das revoluções que a tecnologia tem proporcionado, não só para o consumidor mas para a gestão de restaurantes também.

O cliente pode facilmente escolher o seu pedido, de onde estiver, e em poucos minutos enviar sua solicitação pelo celular, sendo necessária apenas uma conexão com a internet.

O público está cada vez mais adepto desse tipo de ferramenta, fazendo pedidos tanto para suas residências, quanto para o local de trabalho.

Com todos os dados de entrega e de pagamento, a compra é computada rapidamente e a ferramenta informa o tempo estimado da entrega.

Para a gestão de restaurantes, essa tecnologia tem uma vantagem muito expressiva.

Além de agilizar os pedidos, que já chegam com todas as informações necessárias para o restaurante, o estabelecimento não precisa investir em motoboys ou frota de veículos.

O serviço de entrega é totalmente terceirizado pela empresa do aplicativo, responsável por fazer a ligação entre restaurante, clientes e entregadores.

Exemplos desse tipo de serviço são iFood, Rappi e Uber Eats.

2. Gestão de comunicação

O WhatsApp é um dos aplicativos de comunicação mais utilizados no mundo e com certeza o seu público, em peso, está utilizando ele também.

A versão comercial do aplicativo é ideal para tornar o relacionamento com clientes ainda mais próximo, sendo muito vantajosa para a gestão de restaurantes.

Além de utilizar os aplicativos de delivery, você pode manter uma conta comercial no WhatsApp Business, voltada também para o atendimento.

Mais do que receber pedidos, esse também pode ser um canal para um contato mais imediato com o público, visto que os apps de delivery são apenas intermediários do serviço de entrega e não fornecem contato direto com o estabelecimento.

Sendo assim, se houver algum problema na entrega, se o cliente tiver alguma dúvida em relação ao cardápio ou até se quiser fazer uma reserva, ele terá uma boa opção para recorrer.

3. Automação de marketing

Disponibilizar o wi-fi aos seus clientes nos dias de hoje pode sim ser um fator definitivo na escolha do público pelo seu restaurante, visto que as pessoas buscam se manter conectadas o tempo todo.

Mais do que atrair clientes, essa função pode também ajudar a analisar e absorver insights valiosos sobre o perfil de público que frequenta seu negócio.

Isso porque o acesso à internet demandará um cadastro com informações básicas, que quando usadas em plataformas de gestão de marketing poderão fornecer os pilares para ações de marketing, como descontos exclusivos, estudo de personas, entre outras estratégias.

4. Autoatendimento

Não há nada mais desagradável do que chegar em um restaurante e demorar para ser atendido. Esse tipo de situação leva, sem dúvidas, à perda de clientes.

Uma forma moderna de contornar esse problema é investindo no autoatendimento. A ideia é basicamente a mesma que a dos aplicativos de delivery, só que também nas lojas físicas.

Utilizando cardápios digitais e interativos, os próprios clientes podem verificar as opções e preços disponíveis, selecionar e pagar rapidamente, seguindo diretamente para a fase de retirada do pedido.

5. Software de gestão de compras

Organizar estoque e gerir a compra de insumos é uma tarefa muito importante para a gestão de restaurantes, pois a falta de ingredientes pode prejudicar o cardápio e deixar os clientes insatisfeitos.

Como nenhum empreendedor quer passar por um prejuízo desses, a tecnologia auxilia ao disponibilizar softwares voltados para essa tarefa, garantindo que o controle de estoque esteja sempre atualizado.

O resultado é a garantia de produtos sempre frescos, na quantidade necessária e conforme o planejado.

6. Controle financeiro

Também ligada à otimização do atendimento e controle do fluxo de caixa, existem aplicativos e softwares que integram essas informações de maneira digital, evitando erros e agilizando o atendimento em restaurantes.

Não apenas controlar os valores que entram e saem do caixa, é possível também manter toda uma relação de contas a pagar, notas fiscais e outros dados importantes.

7. Gestão de TI

As aplicações tecnológicas na gestão de restaurantes demandam um suporte técnico para que sejam melhor implementadas e para que funcionem plenamente.

A facilidade está em não precisar manter uma equipe interna, que demanda mais gastos. É possível contratar um suporte sob demanda e de alta qualidade, com profissionais especializados.

Contratando os serviços da NetSupport, por exemplo, você pode encontrar o técnico mais próximo de você e resolver seus problemas rapidamente, fazendo uma gestão de TI mais ágil e economicamente mais vantajosa.

Fonte: NetSupport

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